terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Bem vindos ao Forte

Nos próximos dois anos o meu endereço será - Forte Coimbra e este será um canal para passar a minha experiência neste belo lugar. 
Uma breve descrição do local: Forte Coimbra é um distrito de Corumbá no Estado do Mato Grosso do Sul que fica a uma distância de aproximadamente 100 km da sede do Município. A sua população hoje não deve chegar a 1.000 habitantes e o acesso se dá apenas por meio de embarcação fluvial (atravessando o Rio Paraguai) ou por avião (aeronaves militares), uma vez que não há estrada asfaltada.
O distrito deve o seu nome ao forte colonial, erguido em 1775 pela Engenharia Militar portuguesa, construído para defender o território brasileiro contra invasões espanholas e palco importante nas batalhas da Guerra do Paraguai quando de acordo com lendas ocorreu o milagre de Nossa Senhora do Carmo (que contarei em outra oportunidade).
Além do próprio forte outra atração turística é a gruta chamada Buraco do Inferno. Rica em estalictites e estalagmites. Tombado em 1975 por Sphan, atualmente funciona como 3ª Companhia de Fronteira da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira do Exército.

Um comentário:

  1. fiquei surpresa ao saber que no lugar onde moro tem este blog que explica tudo, que quem não mora aqui, saiba que possuímos um lugar que tem tanta coisa linda e a se saber sobre o mesmo!orgulhosa de ter vivido aqui e saber de tudo isso que engrandece a mim e ao nosso povo de tanta cultura!

    ResponderExcluir