segunda-feira, 25 de março de 2013

Tradição e Fé - O Milagre

" Viva Nossa Senhora do Carmo", este foi o brado que o soldado deu após passar com a imagem da Santa sobre as muralhas do Forte. Durante a Guerra do Paraguai, Coimbra foi o primeiro objetivo em território brasileiro alcançado pelo inimigo, pois estamos numa tríplice fronteira - BRASIL - PARAGUAI - BOLÍVIA.
Naquela época as mulheres tinham um papel de tratar os feridos, preparar a alimentação e manusear a munição para carregar as armas. Durante o principal ataque ao Forte e tendo que enfrentar forças invasoras muito superiores, a situação agravou-se a tal ponto que a esposa do Comandante Hermenegildo Portocarrero, Dona Ludovina, tomou uma atitude inusitada. Pediu ao Soldado Músico Verdeixas que subisse nas muralhas do Forte e mostrasse aos inimigos a imagem de Nossa Senhora do Carmo. O soldado elevou a imagem e gritou. O que se ouviu em seguida foram os Paraguaios repetindo o grito do soldado e voltando para os navios, cessando os combates. Logo depois os brasileiros abandonam o Forte e seguem Rio acima até Cuiabá, carregando a imagem da Santa, sem nada sofrerem. Eis o milagre!!!!
Anos depois o Soldado Raimundo Costa Leite, que defendeu a Fortificação, volta a Vila com a Imagem original, constrói uma capela e cria uma irmandade para resgatar a História. 
   
A imagem original permanece na Igreja da cidade até hoje e no dia 16 de Julho é comemorado com muita festa o seu dia.

E sobre as muralhas do Forte foi construída em cimento uma imagem da Nossa Senhora do Carmo pela artista plástica pantaneira Izulina Xavier.
 Ao chegarmos em Forte Coimbra nos deparamos com a imagem da Nossa Senhora do Carmo a proteger a cidade e seus moradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário