quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Aos que estão vindo para Forte Coimbra

Todos os anos nesta época dá para sentir uma certa ansiedade pairando sobre a cidade. É neste período, final de Agosto começo de Setembro, que sai a resposta aos pedidos de transferência daqueles que já cumpriram seu tempo de serviço aqui. Sempre as quartas, o assunto principal das conversas é o Boletim com a listagem. Agora já sabemos para onde os nossos amigos irão e quais os Militares que virão servir aqui em Forte Coimbra.


Quando fomos transferidos para cá tivemos muita dificuldade em obter informações sobre a Cidade e o que enfrentaríamos aqui. Na internet pouco se acha, foi então que surgiu a ideia de fazer o blog para, de alguma forma, orientar aqueles que estejam vindo para Forte Coimbra.
A voltagem aqui é 110 V, mas isso não chega a ser um problema para os que vem de Regiões onde a voltagem é 220 V pois as casas são adaptadas de acordo com quem vai morar.
A Cidade é formada por 3 pequenas Vilas com uma média de 15 casas cada. A mais próxima da Companhia é a Vila de Oficiais, logo depois do Forte tem a Vila de Cabos e Soldados com algumas casas para Sub Tenentes e Sargentos, esta mesclada por casas de moradores locais, e um pouco mais distante da Companhia tem a Vila dos Sub Tenentes e  Sargentos
Vila dos Sargentos e Sub Tenentes
A temperatura aqui é bem variável pois no Verão pode chegar aos 40° e no Inverno cai para os 5° quando tem frente fria. Esta semana tivemos chuva de granizo e muito vento, o que nos deixou sem energia por vários dias devido a queda de alguns postes.
A umidade relativa do ar é bem baixa, mesmo com o rio tão perto da cidade, atingindo as vezes os 12%.
Aqui não tem Supermercado nem Farmácia. Para urgências e emergências médicas, o Posto de Saúde cobre as necessidades. Já os dois pequenos comércios suprem de forma emergencial devido aos altos preços. Dois bares, uma lanchonete e uma pizzaria completam o centro de Forte Coimbra.

Mercado do Fabiano
É comum, nas festas utilizarem a expressão "trazer Kit Coimbra". O Kit Coimbra nada mais é do que cada pessoa levar seu prato, copo e talher para a festa. Porém eu acho que esta expressão "Kit Coimbra" poderia ser utilizada de forma mais abrangente. Para aqueles que estão se preparando para vir para Forte Coimbra deveriam ser avisados sobre coisas que não podem deixar de trazer: repelente, aqui a quantidade de pernilongos é enorme em qualquer época do ano, a qualquer hora do dia; protetor solar, pois proteção nunca é demais; medicamentos de uso contínuo, devido a dificuldade para sair daqui. 


Com relação a Educação, Forte Coimbra possui uma única Escola com ensino do 1º ao 9º ano. Alguns filhos de Militares estudam o 2º grau à distância no Colégio Militar.

Escola Ludovina Porto Carrero
A cidade mais próxima daqui é Corumbá que fica a 150 Km, só que para chegar até aqui são 75 Km de asfalto até Porto Morrinho (Base de apoio) e mais 75 Km pelo Rio Paraguai. O deslocamento pelo Rio é feito através de pequenos barcos (voadeiras) que fazem o percurso em 2 horas ou em grandes embarcações da Companhia que levam em média 6 horas.  

Embarcações da Companhia
A natureza aqui é um capítulo à parte. Nos acostumamos a dormir escutando cigarras e grilos e acordamos com o som dos pássaros, isso sem falar nos mamíferos e répteis que encontramos por aqui. 


Inicialmente imaginamos que não será fácil mas a vida aqui em Forte Coimbra é um grande ensinamento para todos nós.

2 comentários:

  1. Estou transferido para Forte Coimbra e agradeço imensamente esta feliz inciativa de criar este Blog, trazendo informações muito esclarecedoras. Ajuda a diminuir a ansiedade e fundamenta nosso planejamento. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog, sem dúvidas ajuda muito !!!

    ResponderExcluir